ACTA DA ASSEMBLEIA-GERAL DA UASP

16-01-2013 12:43

ACTA N.º 4

 

Aos vinte e quatro dias do mês de Novembro de dois mil e doze, pelas dez horas, no Seminário Diocesano de Leiria, reuniu a Assembleia Geral da UASP – União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses, em sessão ordinária, sendo a Mesa constituída pelo seu Presidente, Amílcar Mesquita, e com as ausências dos Secretários, Mário Paulo Martins e António Joaquim Pinheiro, conforme justificações apresentadas, com a seguinte ordem de trabalhos, de acordo com convocatória enviada:

 

10:00 – Início dos trabalhos

 

 1. Avaliação do Fórum 2012.

 2. Plano de Actividades para 2013: discussão e aprovação.

 3. Orçamento para 2013: discussão e aprovação.

 4. Outros assuntos

12:00 – Eucaristia

13:00 – Almoço

14:30 – Recomeço dos Trabalhos

16:30 – Encerramento da Assembleia.

 

Foi aberta a sessão pelo Presidente da Assembleia, cooptando para secretário o José Roque, pela ausência do Secretário Mário Paulo Martins. Verificada a lista de presenças, respectiva representatividade e assinatura da mesma, seguindo-se a leitura da acta anterior, que foi aprovada por unanimidade e registado um louvor ao Secretário ausente, pela mesma.

 

Verificadas as seguintes presenças:

 

- Associação dos Antigos Alunos dos Seminários Arquidiocesanos de Braga - AASASB, representada por Amílcar Costa Pereira Mesquita, Presidente da Assembleia Geral;

- Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Coimbra, representada por José Pereira Roque, Vogal da Direcção;

- União dos Antigos Alunos do Espírito Santo - UNIASES, representada por Alberto Ribeiro de Melo, Presidente da Direcção;

- Associação dos Antigos Alunos dos Seminários de Lamego - ASEL, representada por Avelino Alves Pereira, Presidente da Direcção;

- Liga dos Antigos Seminaristas de Évora - LASE, representada por Mário de Ascensão Louro, Vogal da Direcção;

- Associação dos Antigos Alunos dos Colégios Franciscanos, representada por Alfredo Monteiro, Presidente da Direcção;

- Associação dos Antigos Alunos do Seminário Diocesano de Leiria - ASDL, representada por António Agostinho dos Santos Pereira, Presidente da Direcção;

- Associação dos Antigos Alunos do Seminário da Ordem do Carmo em Portugal - AAACarmelitas, representada por Américo Lino Vinhais, Presidente da Direcção;

- Associação dos Antigos Alunos dos Seminários de Vila Real – AAAVilaReal representada por José Manuel Silva Moura, Presidente da Direcção;

 

Registadas as ausências de:

- Associação dos Antigos Alunos do Seminário de Aveiro – ADASA

- Associação dos Antigos Alunos Combonianos de Portugal

- Associação dos Antigos Alunos do Seminário do Funchal.

 

Estiveram ainda presentes: P. Manuel Armindo Pereira Janeiro (Presidente da Direcção da UASP) e Martinho Nunes, da ADSLeiria; Isabel Oliveira (Secretariado da UASP), José Maria Lima Cruz, José Amorim e Manuel Real Narciso Morais da ASSASBraga e David Francisco dos AAACFranciscanos.

 

Depois de saudar os presentes, o Presidente da Mesa deu início aos trabalhos e, seguindo a agenda da convocatória, pediu ao Presidente da Direcção, P. Armindo Janeiro, que apresentasse o primeiro ponto da agenda.

 

Ponto 1 – Avaliação do Fórum 2012.

 

O Presidente da Direcção, P. Armindo Janeiro, fez uma breve apreciação sobre o Fórum, que considerou ter sido muito positivo, destacando o excelente trabalho e organização feitos pela Associação de Lamego. De seguida, apresentou uma síntese das Conclusões do Fórum, previamente preparadas pela Direcção, que depois de lidas em voz alta foram aprovadas por unanimidade.

 

De seguida, António Agostinho reiterou o louvor pelo envolvimento e empenho na realização do Fórum e toda a discussão que o mesmo proporcionou; realçou o grande número de presenças vindas da Associação de Braga, destacando o excelente trabalho da mesma, nomeadamente, na capacidade de mobilização dos seus elementos.

 

Alfredo Monteiro considerou que todo o Fórum foi muito dinâmico e que as Conclusões reflectem isso mesmo. No caso da sua Associação, frisou que a escolha de Fr. Isidro Lamelas foi como antigo aluno e pelo interesse que tem demonstrado pela Associação, e não como clérigo.

 

José Roque transmitiu o pedido de desculpas de Armindo Carolino, orador do Fórum, pela sua ausência na presente Assembleia, e apresentou, também em seu nome, o louvor pelo trabalho feito e o excelente Fórum realizado.

 

Alberto Melo reconheceu que não esperava que o Fórum tivesse uma adesão tão massiva; considerou que foi uma vitória.

José Manuel Moura manifestou também o louvor pelo trabalho desenvolvido, quer pela UASP, quer pela ASEL, pela escolha dos temas e dos oradores, que considerou terem estado muito bem, e pelo grande número de presenças no Fórum. Destacou aquele que considerou ser o momento alto do Fórum e que, na sua opinião, foi a intervenção de Monsenhor Luciano Guerra.

 

José Lima Cruz louvou, de igual forma, toda a organização do Fórum. Contudo, chamou a atenção para o facto de ser necessária mais e melhor comunicação para mobilizar os elementos de cada Associação, nomeadamente através dos contactos pessoais. Na sua opinião, não deveria haver sobreposição de informação, pelo que sugeriu que a motivação dos eventos promovidos pela UASP deveria ser apenas enviada às Direcções das Associações e estas, por sua vez, é que a deveriam fazer chegar junto dos seus associados. Como a sugestão não foi consensual e dada a pertinência do assunto, o Presidente da Direcção pediu para que o mesmo fosse discutido autonomamente no Ponto 4 da agenda de trabalhos (Outros assuntos).

 

Avelino Pereira agradeceu os louvores e comentários positivos e aproveitou para agradecer, também, a disponibilidade do Seminário de Lamego para a realização do Fórum.

 

Mário Louro considerou que o Fórum atingiu um nível muito bom e realçou o esforço de toda a sua organização.

 

Américo Vinhais, que participou pela primeira vez na Assembleia Geral como representante da mais recente Associada - Associação dos Antigos Alunos dos Seminários Carmelitas – considerou que o Fórum foi um evento muito positivo e sugeriu que a UASP criasse uma bolsa de formadores a vários níveis (cultural, espiritual, …) para intervirem nas actividades das Associadas.

 

Sobre a comunicação de qualquer evento e motivação à sua participação, todos referiram a dificuldade em chegar aos associados. A adesão, na maioria dos casos, é diminuta. Na generalidade, resume-se ao encontro anual de cada associação e, em muitas situações é difícil mesmo eleger direcções. Neste sentido, e pegando num dos pontos das Conclusões do Fórum, P. Armindo Janeiro propôs a criação de um grupo de trabalho que reflectisse sobre “Como chegar até aos mais novos?”, e que seria tema de reflexão para o ano 2013. Alberto Melo aceitou o desafio e ficou responsável por coordenar o dito grupo e elaborar uma síntese com propostas concretas sobre o tema para apresentar na próxima Assembleia Geral.

 

Ponto 2 – Plano de Actividades para 2013: discussão e aprovação.

 

O Presidente da Direcção fez a apresentação e explicação do Plano de Actividades para 2013, previamente enviado a todas as direcções das Associadas.

 

Levantou-se a questão sobre a rotatividade dos locais das actividades, nomeadamente, a do Retiro Quaresmal e a da Assembleia Geral do primeiro trimestre do ano. Tendo em conta as condições logísticas e a sua situação geográfica, ficou acordado que, em 2013, o Retiro seria realizado em Leiria. Como forma de rentabilizar meios e tempo, foi ainda decidido realizar a Assembleia Geral de Aprovação do Relatório e Contas de 2012 no final do referido Retiro, pelo que será também em Leiria. Quanto ao local de realização da Assembleia Geral de aprovação do Plano de Actividades para 2014, a decisão ficou adiada para a próxima Assembleia, assim como a decisão sobre a proposta apresentada pela Direcção de se fixar a sua data no penúltimo sábado de Novembro.

 

Ainda sobre o Retiro Quaresmal de 2013, Alberto Melo ficou de ver, junto da sua Associação, a possibilidade de encontrar um orientador para o mesmo.

 

Relativamente à Actividade Cultural de 2013, cuja organização está a cargo da LASE, o seu coordenador, Mário Louro, apresentou sumariamente o programa que está a ser preparado para dois dias, com passagens por Évora, barragem do Alqueva e Monsaraz. O alojamento será no Seminário de Évora. O programa definitivo será apresentado em reunião de Direcção e, em seguida, divulgado.

 

Quanto à proposta intitulada “Por mares dantes navegados”, pensada no contexto do Ano da Fé, P. Armindo Janeiro apresentou-a para reflexão. O tema motivou a discussão e surgiram várias opções possíveis. Contudo, Cabo Verde foi a opção escolhida, devido, em grande parte, à proximidade geográfica e ao apoio directo de um antigo aluno de Leiria, Martinho Nunes, presente na Assembleia, natural do referido país e, como tal, conhecedor da sua estrutura social e religiosa. Neste âmbito, Martinho Nunes ficou de abordar junto das autoridades eclesiásticas das dioceses de Mindelo e Santiago a viabilidade de um tal projecto. Para a sua realização foram sugeridos como preferenciais os meses de Outubro e Novembro.

 

P. Armindo Janeiro reforçou a ideia de que, neste mesmo âmbito, se poderão efectuar outros projectos em outros contextos e de outras formas. A este propósito, Alberto Melo lembrou-se de um grupo de jovens voluntários em Missões e considerou interessante ouvir os seus testemunhos sobre a sua actuação em actividades da UASP.

 

Para o Fórum 2014, o tema sugerido/proposto pela Direcção foi o II Concílio do Vaticano. Neste sentido, foi pedido a todas as Associadas que fossem pensando em algum dos seus membros para a representar neste evento, tendo em conta o programa que será elaborado pela Direcção; também foi pedido que se pensasse no local para a sua realização.

 

Finda a analise e discussão, o Plano de Actividades foi aprovado por unanimidade.

 

Ponto 3 – Orçamento 2013: discussão e aprovação.

A pedido do Presidente da Direcção, Isabel Oliveira fez a apresentação sumária do orçamento, explicando as várias rubricas, as quais não levantaram qualquer questão, sendo o orçamento aprovado por unanimidade.

 

Ponto 4 – Outros assuntos de interesse geral.

 

Foi retomada a questão levantada por Lima Cruz, no Ponto 1, sobre quem deveria divulgar os eventos promovidos pela UASP junto dos membros de cada Associação. Como não havia acordo de todos os presentes sobre esta matéria, determinou-se que quem preferir fazer a divulgação em exclusivo das actividades da UASP deverá enviar um e-mail ao Secretariado, solicitando que toda a informação relativa a qualquer divulgação seja apenas enviada para os e-mails indicados pela respectiva Direcção.

 

Não havendo mais nada a registar neste ponto, dado que as questões foram sendo esclarecidas no decorrer dos trabalhos, e tendo a Assembleia decidido prosseguir com os trabalhos sem a interrupção para a celebração da Eucaristia, o Presidente da Mesa da Assembleia deu por encerrados os trabalhos, pelas treze horas, seguindo-se o almoço no refeitório do Seminário.

 

Desta reunião foi lavrada a presente Acta que, depois de lida e aprovada, será assinada pela Mesa da Assembleia Geral.

 

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral: __________________________________

 

Pelo Primeiro Secretário: __________________________________________________

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